Relatos de experiência
os primeiros passos da ciência em Furnas do Dionísio (MS)
Palavras-chave:
Ciência, Comunidades tradicionais, Quilombolas, Identidade, Educação.Referências
FOUREZ, Gerard. Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelas: DeBoeck-Wesmael, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
GUIMARÃES, Carlos Antônio Fragoso. Paulo Freire e Edgar Morin sobre saberes, paradigmas e educação: um diálogo epistemológico. Curitiba: Appris, 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência; tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Araripe de Sampaio Doria. 21ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2023.
MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal, Brasil: EDUFRN, 2000.
PEREIRA, Nilda da Silva. Quilombo do Cerrado - Memórias Caderno Cultural de Furnas do Dionísio. Campo Grande: Instituto Brasileiro de Inovações Pró Sociedade Saudável do Centro Oeste – IBISS|CO, 2019.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.