Política para fomento à educação e integração cultural na área de fronteira Brasil - Argentina

Autores

  • Deise Anelise Froelich PPGDR/UNIJUÍ; Emater-RS
  • Marjorie Bier Krinski Corrêa PPGDPP/UFFS
  • Airton Adelar Mueller PPGDR/UNIJUÍ; PPGEC/Unijuí
  • Ivann Carlos Lago UFFS - Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Fronteira, Educação, Política Pública, Integração, Cultura.

Biografia do Autor

Deise Anelise Froelich, PPGDR/UNIJUÍ; Emater-RS

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/Unijuí. Técnica da Emater-RS.

Marjorie Bier Krinski Corrêa, PPGDPP/UFFS

Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas no PPGDPP/UFFS - Campus Cerro Largo/RS. Bolsista CRFB3.

Airton Adelar Mueller, PPGDR/UNIJUÍ; PPGEC/Unijuí

Professor e pesquisador nos Programas de Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC) na Unijuí. Bolsista Produtividade em Pesqisa do CNPq. Doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha.

Ivann Carlos Lago, UFFS - Campus Cerro Largo

Professor da UFFS - Campus Cerro Largo. Doutor em Sociologia Política pela UFSC (2010); Mestre em Sociologia pela UFSC (2005).   

Referências

ALBUQUERQUE, J. L. C. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2010.

BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. Tradução Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 2ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

DUTRA, Maria E. A. et al. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: Desafios e Possibilidades de uma Política de Inclusão. IV CITENDI. Paraíba, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD1_SA9_ID688_29102020174906.pdf Acesso em: 24 ago. 2024.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, 102 p.

MACHADO, L. O. Cidades na Fronteira Internacional: conceitos e tipologia. In Anais, 2 Conferência Internacional de Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira (pp. 58-69). Foz de Iguaçu: IAB, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Peif (s.d.). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/peif. Acesso em: 01 ago. 2023.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das Fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena (org. e coautor). Fronteiras Culturais: Brasil- Uruguai- Argentina. São Paulo: Ateliê Cultural, 2002.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 624 p.

Downloads

Publicado

2025-04-06

Como Citar

FROELICH, Deise Anelise; CORRÊA, Marjorie Bier Krinski; MUELLER, Airton Adelar; LAGO, Ivann Carlos. Política para fomento à educação e integração cultural na área de fronteira Brasil - Argentina. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 4, n. 4, 2025. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/26801. Acesso em: 15 abr. 2025.

Edição

Seção

ST1 – Abordagem territorial do desenvolvimento, governança e patrimônio territor

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.