NOTAS SOBRE UNIVERSIDADE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DA UNIOESTE-PR

NOTES ABOUT THE UNIVERSITY AND THE REGIONAL DEVELOPMENT: A STUDY OF THE UNIOESTE-PR

Autores

  • Lucir Reinaldo ALVES PGDRA/Unioeste
  • Bianca Terezinha Jung PARIZZI UNIOESTE
  • Jandir Ferrera de LIMA UNIOESTE
  • Moacir PIFFER UNIOESTE

Palavras-chave:

Capital Humano., Desenvolvimento Regional., Universidade.

Resumo

Esse artigo apresenta notas de pesquisa sobre  as instituições de ensino superior no que tange ao processo de desenvolvimento econômico e o aprimoramento de capital humano. A universidade, atuante como formadora de capital humano, afeta diretamente o desenvolvimento econômico local e regional. Possibilita ao indivíduo ser inserido no mercado de trabalho e fornece instrumentos para que o mesmo desenvolva melhorias e aprimore o modo de trabalho. A metodologia utilizada foi descritiva e explicativa, apresentando dados sobre a Unioeste e suas atividades realizadas. Os resultados mostraram que a Unioeste, no contexto do desenvolvimento regional do Oeste e Sudoeste Paranaense, possui grande importância para a Região, pois apresentou valores para o quociente locacional e de especialização significativos em todos os períodos analisados (1996, 2000, 2007, 2012 e 2018). Ela atua como um setor de alta especialização na estrutura produtiva e influencia tanto nos municípios em que abrigam os campis, quanto nas Mesorregiões no qual está localizada.

Biografia do Autor

Lucir Reinaldo ALVES, PGDRA/Unioeste

PGDRA/Unioeste-Toledo;

Bianca Terezinha Jung PARIZZI, UNIOESTE

Aluna do curso de Ciências Econômicas da Unioeste-Toledo;

Jandir Ferrera de LIMA, UNIOESTE

Profesor de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil. Departamento de Economía. Doctor en Desarrollo Regional por la Universidad de Quebec (UQAC)/Canadá. Investigador del CRDT/ Canadá y CNPQ/ Brasil.  

Moacir PIFFER, UNIOESTE

PGDRA/Unioeste-Toledo;

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

REINALDO ALVES, L. .; TEREZINHA JUNG PARIZZI, B. .; FERRERA DE LIMA, J.; PIFFER, M. NOTAS SOBRE UNIVERSIDADE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DA UNIOESTE-PR: NOTES ABOUT THE UNIVERSITY AND THE REGIONAL DEVELOPMENT: A STUDY OF THE UNIOESTE-PR. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21186. Acesso em: 24 abr. 2024.