UMA ANÁLISE ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO E DAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO PAÍS
Parole chiave:
Atividades Práticas. Concepções. Currículo. Formação de professoresAbstract
O objetivo desse estudo foi investigar como as disciplinas preveem a Experimentação nas aulas práticas, além de analisar a forma como as concepções/teorias curriculares estão apresentadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vigentes de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da Região Sul do país. A escolha pelos Institutos Federais considera o Art. 5º da lei nº 11. 892 de 29 de dezembro de 2008, que institui a sua presença nas diferentes unidades da federação, ressaltando a possibilidade de que eles oferecem, no mesmo local, os diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica, tornando-se, assim, um diferencial que chama a atenção para a pesquisa.