UMA ANÁLISE ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO E DAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO PAÍS

Autores

  • Eduarda da Silva Lopes UFFS
  • Erica do Espirito Santo Hermel UFFS

Palavras-chave:

Atividades Práticas. Concepções. Currículo. Formação de professores

Resumo

 O objetivo desse estudo foi investigar como as disciplinas preveem a Experimentação nas aulas práticas, além de analisar a forma como as concepções/teorias curriculares estão apresentadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vigentes de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da Região Sul do país. A escolha pelos Institutos Federais considera o Art. 5º da lei nº 11. 892 de 29 de dezembro de 2008, que institui a sua presença nas diferentes unidades da federação, ressaltando a possibilidade de que eles oferecem, no mesmo local, os diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica, tornando-se, assim, um diferencial que chama a atenção para a pesquisa.

 

Biografia do Autor

Eduarda da Silva Lopes, UFFS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS. Mestranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS).

Erica do Espirito Santo Hermel, UFFS

Doutora em Ciências Biológicas: Neurociências/UFRGS. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS).

Downloads

Publicado

2020-12-24