UMA ANÁLISE ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO E DAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO PAÍS

Autores/as

  • Eduarda da Silva Lopes UFFS
  • Erica do Espirito Santo Hermel UFFS

Palabras clave:

Atividades Práticas. Concepções. Currículo. Formação de professores

Resumen

 O objetivo desse estudo foi investigar como as disciplinas preveem a Experimentação nas aulas práticas, além de analisar a forma como as concepções/teorias curriculares estão apresentadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) vigentes de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da Região Sul do país. A escolha pelos Institutos Federais considera o Art. 5º da lei nº 11. 892 de 29 de dezembro de 2008, que institui a sua presença nas diferentes unidades da federação, ressaltando a possibilidade de que eles oferecem, no mesmo local, os diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica, tornando-se, assim, um diferencial que chama a atenção para a pesquisa.

 

Biografía del autor/a

Eduarda da Silva Lopes, UFFS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS. Mestranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS).

Erica do Espirito Santo Hermel, UFFS

Doutora em Ciências Biológicas: Neurociências/UFRGS. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS).

Publicado

2020-12-24