ANÁLISE DE TÉCNICAS PARA DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DE DEJETOS DA AVICULTURA EM ESTABELECIMENTOS RURAIS FAMILIARES

Autores

  • Tainara Bruna Montagna Unioeste

Palavras-chave:

Avicultura, Dejetos, Disposição, Tratamento, Aproveitamento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi levantar técnicas para disposição e tratamento de   dejetos   da   avicultura   em   estabelecimentos rurais que trabalham com uma pequena escala produtiva, visto que é um grande desafio que as regiões de produção  intensiva terão que enfrentar nos próximos anos, em função dos problemas de poluição  das   águas,   dos   custos  de   armazenamento, tratamento e, aproveitamento dos dejetos como adubo orgânico na agricultura. Tal levantamento se deu  a   partir   da   análise bibliográfica de artigos, cartilhas, dissertações, teses, livros, além de leis e decretos específicos sobre o tema. É possível concluir que, para a avicultura, a cama sobreposta tem se apresentado como melhor alternativa para   o   armazenamento,   desde   que devidamente tratada. Em termos  de   técnicas   de   tratamento,   destaca-se   a   compostagem.   Existem   outras   técnicas   de tratamento mais avançadas, porém como o foco do estudo esteve em pequenos plantéis, procurou-se analisar a relação custo-benefício das técnicas levantadas.

Biografia do Autor

Tainara Bruna Montagna, Unioeste

Engenheira Ambiental e Engenheira de Segurança do Trabalho. Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista CAPES. 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MONTAGNA, T. . B. ANÁLISE DE TÉCNICAS PARA DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DE DEJETOS DA AVICULTURA EM ESTABELECIMENTOS RURAIS FAMILIARES . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21206. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST8 – DIÁLOGOS DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS