A LEITURA PÓS-MODERNA NO DEBATE SOBRE SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Felipe Guerim Pieniz
  • Ana Maria Becker Teixeira

Palavras-chave:

Modernidade, Pós-modernidade, Desenvolvimento, Pós-desenvolvimento

Resumo

O pós-modernismo é um movimento de classe que se inicia na era de ouro do capitalismo do “bem-estar” e está em crise na atualidade com a queda das taxas de lucro do capital. Dentre as diversas faces que o movimento apresenta, este artigo tem o objetivo de contribuir para o esclarecimento de suas concepções sobre sociedade e desenvolvimento, a partir de uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva do materialismo histórico. O texto está dividido, além da introdução, em mais seis partes: a primeira situa o dissenso modernidade versus pós-modernidade; a segunda apresenta a principal premissa pós-moderna, a sociedade concebida como “jogos de linguagens”; a terceira discute as implicações de considerar a sociedade como “jogos de linguagem” na leitura pós-moderna sobre epistemologia, cultura, identidade, economia e política; a quarta parte relaciona a crítica da modernidade à crítica do desenvolvimento; a quinta apresenta as características da “esquerda pós-moderna” na atualidade e suas implicações nas discussões sobre economia política e perspectivas de desenvolvimento; e ao final são apresentadas as considerações finais. Foi constatado que a leitura pós-moderna busca simplesmente renunciar aos debates sobre sociedade e desenvolvimento, propondo saídas individualizadas e segmentada. Baseadas em um emaranhado de contradições, as teorias pós-modernas não contribuem para a construção de um projeto de desenvolvimento socioeconômico, pelo contrário, acabam prejudicando qualquer possibilidade de crítica à exploração dos trabalhadores pelo capital.

Biografia do Autor

Felipe Guerim Pieniz

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina; e-mail: fgpieniz@gmail.com.

Ana Maria Becker Teixeira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo; Licenciada em História pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Santo Ângelo; e-mail: anabecke@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

PIENIZ, F. G. .; TEIXEIRA, A. M. B. . A LEITURA PÓS-MODERNA NO DEBATE SOBRE SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21168. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL