TRANSFORMAÇÕES NA ESTRUTURA PRODUTIVA DO COREDE HORTÊNSIAS NO PERÍODO 1998-2018: UMA ANÁLISE A PARTIR DO QUOCIENTE LOCACIONAL

Autores

  • Andréia Daiane Grings Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vanessa de Souza Batisti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Guilherme Tenher Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Estrutura produtiva, Especialização produtiva, Quociente Locacional, Transformações territoriais, COREDE Hortênsias

Resumo

Com a intensificação do processo de globalização as transformações sociais, econômicas e territoriais trouxeram mudanças que refletem nas condições materiais de vida da população. E este processo acarreta diretamente no desenvolvimento de um determinado local ou região. Neste contexto, o artigo tem como objetivo verificar a transformação da estrutura produtiva do COREDE Hortênsias e utiliza como método o indicador Quociente Locacional (QL) de especialização produtiva. A escolha da região justifica-se pelo viés turístico e pelas potencialidades existentes nas localidades em análise. No que diz respeito aos períodos selecionados de 1998 a 2018, foram calculados os QLs de empregos e de estabelecimentos, e estes foram analisados tendo como base teórica o desenvolvimento local endógeno. Observouse, para o COREDE Hortênsias, uma mudança estrutural voltada para a especialização das atividades relacionadas ao Turismo, particularmente no Eixo produtivo Gramado Canela-Nova Petrópolis.

Biografia do Autor

Andréia Daiane Grings, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Vanessa de Souza Batisti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Guilherme Tenher Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

GRINGS, A. D.; BATISTI, V. de S.; RODRIGUES, G. T. TRANSFORMAÇÕES NA ESTRUTURA PRODUTIVA DO COREDE HORTÊNSIAS NO PERÍODO 1998-2018: UMA ANÁLISE A PARTIR DO QUOCIENTE LOCACIONAL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21093. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL