INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Salete Mendes de Oliveira
  • Rovian Silva da Silva
  • Arisa Araujo da Luz

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Universidade, Escola, Docência, Discente

Resumo

Recorrente em falas, discursos, pesquisas e com considerável literatura, a temática da inclusão da pessoa com deficiência hoje está disposta em Lei, nº 13.146 (BRASIL, 2015). Um direito indiscutível, mas assim como a educação (BRASIL, 1988; 1996), em prática, pouco ou minimamente se efetiva. Assim, as discussões aqui apresentadas provêm de pesquisas realizadas no projeto Revisando Dados e Metodologias: Inclusão Escolar na Escola e na Formação Inicial Docente[1]4, cujo objetivo deste projeto foi investigar qual preparo as docentes do curso de pedagogia, formação docente inicial, consideram como fundamental para a inclusão escolar.

 

[1]Aprovado pelo edital 28/2018 do Programa INICIE/UERGS – INICIE-AAF/UERGS – INOVATEC/UERGS, PROBIC/PROBITI-FAPERGS, PIBIC/PIBIC-AF/PIBIT-CNPq.

Biografia do Autor

Salete Mendes de Oliveira

Assistente Social, graduanda em Pedagogia, voluntária no Grupo de Pesquisa: Inclusão Escolar e Práticas Docentes, bolsista do programa INICIE/UERGS - INICIE-AAF/UERGS - INOVATEC/UERGS - PROBIC/PROBITI-FAPERGS - PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI-CNPq no período de abril a dezembro de 2019, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS, Unidade Universitária em São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brasil, E-mail: salete-oliveira@uergs.edu.br.

Rovian Silva da Silva

Biomédico, pós-graduando em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação, voluntário no Grupo de Pesquisa: Inclusão Escolar e Práticas Docentes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade Universitária em São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brasil, E-mail: rovian-silva@uergs.edu.br.

Arisa Araujo da Luz

Doutora em Educação, professora adjunta, ex-reitora e atual Diretora Regional do Campus IV da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, coordenadora do Grupo de Pesquisa: Inclusão Escolar e Práticas Docentes. E-mail: arisa-luz@uergs.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-12-23