INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Schlagworte:
Inclusão escolar, Universidade, Escola, Docência, DiscenteAbstract
Recorrente em falas, discursos, pesquisas e com considerável literatura, a temática da inclusão da pessoa com deficiência hoje está disposta em Lei, nº 13.146 (BRASIL, 2015). Um direito indiscutível, mas assim como a educação (BRASIL, 1988; 1996), em prática, pouco ou minimamente se efetiva. Assim, as discussões aqui apresentadas provêm de pesquisas realizadas no projeto Revisando Dados e Metodologias: Inclusão Escolar na Escola e na Formação Inicial Docente[1]4, cujo objetivo deste projeto foi investigar qual preparo as docentes do curso de pedagogia, formação docente inicial, consideram como fundamental para a inclusão escolar.
[1]Aprovado pelo edital 28/2018 do Programa INICIE/UERGS – INICIE-AAF/UERGS – INOVATEC/UERGS, PROBIC/PROBITI-FAPERGS, PIBIC/PIBIC-AF/PIBIT-CNPq.