O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS

Autores

  • Cibele Mai
  • Andrea De Lucas Abreu
  • Catiane Meline Hoffmann Oster

Palavras-chave:

Acessibilidade, Cidadania, Educação, Periferia, Tecnologias

Resumo

Este artigo tem o objetivo de dialogar sobre o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem estabelecendo relações entre as práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar, nos Anos Finais (6º ao 9º ano), antes da pandemia e no cenário atual na Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi, localizada na rua Barão do Rio Branco, número 1720, bairro Glória, no município de Ijuí, com 32 professores, 11 funcionários e 389 alunos oriundos dos bairros Glória, Colonial, Tancredo Neves e Storch.

A metodologia adotada neste artigo consiste em uma abordagem qualitativa (LUDKE, ANDRÉ, 1986), ressaltando o uso de tecnologias na escola, devido à pandemia mundial de coronavírus que alterou e obrigou as redes de ensino a se reorganizar a partir de estudos dirigidos em plataformas digitais e repensar para reestruturar o ano letivo.

Biografia do Autor

Cibele Mai

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Universidade Regional do Noroeste do Estado – UNIJUÍ, Especialização em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação São Luís, Especialização em Educação Inclusiva na Faculdade de Educação São Luís. Professora da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS. Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi. cibele.m@prof.smed.ijui.rs.gov.br.

Andrea De Lucas Abreu

Graduada em artes visuais pela UNIJUI, Pós-graduada em Arte Terapia pela UPF/RS – Professora da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS. Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi. andrea_delucas@hotmail.com.

Catiane Meline Hoffmann Oster

Graduada em Geografia pela UNIJUÍ – Professora da Rede Pública Municipal e Estadual do Município de Ijuí/ RS. Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi. catianeoster@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2020-12-23