O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS
Mots-clés :
Acessibilidade, Cidadania, Educação, Periferia, TecnologiasRésumé
Este artigo tem o objetivo de dialogar sobre o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem estabelecendo relações entre as práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar, nos Anos Finais (6º ao 9º ano), antes da pandemia e no cenário atual na Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi, localizada na rua Barão do Rio Branco, número 1720, bairro Glória, no município de Ijuí, com 32 professores, 11 funcionários e 389 alunos oriundos dos bairros Glória, Colonial, Tancredo Neves e Storch.
A metodologia adotada neste artigo consiste em uma abordagem qualitativa (LUDKE, ANDRÉ, 1986), ressaltando o uso de tecnologias na escola, devido à pandemia mundial de coronavírus que alterou e obrigou as redes de ensino a se reorganizar a partir de estudos dirigidos em plataformas digitais e repensar para reestruturar o ano letivo.