TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores

  • Eliane Miotto Kamphorst
  • Tailon Thiele
  • Carmo Henrique Kamphorst

Resumo

A problemática envolvendo dificuldades de aprendizagem de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), por parte dos estudantes, não é recente e também não se restringe à Educação Superior brasileira (KAMPHORST, 2019). No âmbito internacional os elevados índices de evasão e reprovação, nestas disciplinas, também têm provocado inquietações nos profissionais da área. Marin (2009) cita alguns dos pesquisadores internacionais que tem desenvolvido estudos nesta área, dentre eles: David Tall, da Universidade de Warwink (Reino Unido); Anna Sierpinska, da Universidade Concórdia (Canadá); e James Robert Leitzel, da Universidade Duke (Estados Unidos). No Brasil, trabalhos que abordam a problemática podem ser encontrados em publicações na área da Educação Matemática, Engenharia e Matemática Aplicada. Destes, cita-se: Barufi (1999), Rezende (2003), Junior (2006), Wisland, Freitas e Ishida (2014), Pagani e Alevatto (2014), Farias (2015), Orfali (2017), Kamphorst (2019), entre outros.

Biografia do Autor

Eliane Miotto Kamphorst

Doutora em Educação nas Ciências e Mestre em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ - Brasil. Licenciada em Matemática e Física pela URI - Brasil. Docente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI/FW.  Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física da URI/FW.

Tailon Thiele

Acadêmico de Licenciatura em Matemática na URI - Brasil, com período sanduíche na FCUP - Portugal. Bolsista de iniciação científica.  Membro Aspirante da SBEM-RS. Também foi bolsista do PIBID/CAPES. Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física da URI/FW.

Carmo Henrique Kamphorst

Doutor em Engenharia Mecânica e Mestre em Matemática Aplicada pela UFRGS - Brasil. Licenciado em Matemática e Ciências Naturais pela UFSC – Brasil, e Licenciado em Matemática e Física pela UNOESC - Brasil. Docente do Instituto Federal Farroupilha. Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física da URI/FW.

Downloads

Publicado

2020-12-22