TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Resumen
A problemática envolvendo dificuldades de aprendizagem de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), por parte dos estudantes, não é recente e também não se restringe à Educação Superior brasileira (KAMPHORST, 2019). No âmbito internacional os elevados índices de evasão e reprovação, nestas disciplinas, também têm provocado inquietações nos profissionais da área. Marin (2009) cita alguns dos pesquisadores internacionais que tem desenvolvido estudos nesta área, dentre eles: David Tall, da Universidade de Warwink (Reino Unido); Anna Sierpinska, da Universidade Concórdia (Canadá); e James Robert Leitzel, da Universidade Duke (Estados Unidos). No Brasil, trabalhos que abordam a problemática podem ser encontrados em publicações na área da Educação Matemática, Engenharia e Matemática Aplicada. Destes, cita-se: Barufi (1999), Rezende (2003), Junior (2006), Wisland, Freitas e Ishida (2014), Pagani e Alevatto (2014), Farias (2015), Orfali (2017), Kamphorst (2019), entre outros.