PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO EM MATEMÁTICA E FÍSICA

Autores

  • Tailon Thiele
  • Juliana Henriques Amaral
  • Ana Paula do Prado
  • Eliane Miotto Kamphort

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Laboratórios Virtuais, Tecnologias Digitais, Trabalho Pedagógico

Resumo

Os processos educativos têm sido objeto de preocupação e investigação por pesquisadores de todo o mundo, tendo em vista os resultados negativos em relação à qualidade da aprendizagem. No Brasil, o esforço nessa perspectiva culminou recentemente com a construção da nova Base Nacional Comum Curricular de 2017 (BNCC), além de várias outras iniciativas da pesquisa científica na busca por amenizar tal problemática. Em Portugal, por exemplo, podem-se citar o Programa de Metas Curriculares e a construção do Currículo Nacional.

Outros documentos que norteiam a educação brasileira são a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a partir de 1997, além do Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014. Em ambos os documentos, a interdisciplinaridade está presente como uma ação importante na construção do trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Tailon Thiele

Acadêmico de Licenciatura em Matemática na URI - Brasil, com período sanduíche na FCUP - Portugal. Bolsista de iniciação científica. Também foi bolsista do PIBID/CAPES. Membro Aspirante da SBEM-RS. Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física da URI/FW.

Juliana Henriques Amaral

Acadêmica de Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP - Portugal).

Ana Paula do Prado

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFN - Brasil. Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática e Física pela URI - Brasil. Docente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI/FW.  Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física da URI/FW.

Eliane Miotto Kamphort

Doutora em Educação nas Ciências e Mestre em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ - Brasil. Licenciada em Matemática e Física pela URI - Brasil. Docente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI/FW.  Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física da URI/FW. 

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada