PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO EM MATEMÁTICA E FÍSICA
Parole chiave:
Interdisciplinaridade, Laboratórios Virtuais, Tecnologias Digitais, Trabalho PedagógicoAbstract
Os processos educativos têm sido objeto de preocupação e investigação por pesquisadores de todo o mundo, tendo em vista os resultados negativos em relação à qualidade da aprendizagem. No Brasil, o esforço nessa perspectiva culminou recentemente com a construção da nova Base Nacional Comum Curricular de 2017 (BNCC), além de várias outras iniciativas da pesquisa científica na busca por amenizar tal problemática. Em Portugal, por exemplo, podem-se citar o Programa de Metas Curriculares e a construção do Currículo Nacional.
Outros documentos que norteiam a educação brasileira são a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a partir de 1997, além do Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014. Em ambos os documentos, a interdisciplinaridade está presente como uma ação importante na construção do trabalho pedagógico.