PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS COOPERATIVOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Isis Amaral Thums Unijuí
  • Fabiana Ritter Antunes Unijuí
  • Aline Ribeiro dos Santos Unijuí
  • Larissa Tolfo Gottin Unijuí

Palavras-chave:

Jogos Cooperativos. Educação Infantil. Educação Física.

Resumo

 Este estudo busca refletir e compreender sobre as possíveis contribuições no desenvolvimento humano acerca dos jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem de crianças que estão na etapa da Educação Infantil. De maneira geral, os jogos proporcionam a experimentação de diferentes papéis e representações simbólicas pela criança, além de trazerem à tona algumas questões pertinentes a constituição da criança, como aspectos que envolvem a responsabilidade, o diálogo com pessoas diferentes do seu convívio parental, regras construídas por diversos pares, valorização do trabalho do próximo, além da convivência e socialização em grupo.

Biografia do Autor

Isis Amaral Thums, Unijuí

Especialista em Fisiologia do Exercício- UNINTER; Graduada em Educação Física Licenciatura e Bacharel- UNIJUI

Fabiana Ritter Antunes, Unijuí

Docente do Curso de Educação Física da Unijuí.

Aline Ribeiro dos Santos, Unijuí

Acadêmica do Curso de Educação Física da Unijuí, Campus Ijuí.

Larissa Tolfo Gottin, Unijuí

Acadêmica do Curso de Educação Física da Unijuí, Campus Santa Rosa.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada