MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andrieli Taís Hahn Rodrigues
  • Angélica Taís Schneiders
  • Rúbia Emmel

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino de Ciências, Mapeamento

Resumo

Esta investigação evidencia a importância das pesquisas realizadas acerca do Ensino de Ciências na Educação Infantil. Tem o objetivo geral de mapear o quantitativo de pesquisas realizadas nos anos de 2010 a 2019, sobre do Ensino de Ciências na Educação Infantil. Assim, caracteriza-se como uma pesquisa documental utilizando como banco de dados para a pesquisa, o Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com a abordagem quantitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2001). 

Busca mostrar a importância do Ensino de Ciências e das Linguagens Científicas por meio de explorações, experiências, vivências e aprendizagens durante a infância, verificando a existência e recorrência de pesquisas na área por meio de um mapeamento quantitativo de dissertações e teses brasileiras.

Biografia do Autor

Andrieli Taís Hahn Rodrigues

Mestre em Educação nas Ciências, Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar, Pedagoga, andrihahn@gmail.com.

Angélica Taís Schneiders

Pedagoga, schneiderstais14@gmail.com.

Rúbia Emmel

Professora Doutora em Educação nas Ciências, atua na área de Pedagogia no Instituto Federal Farroupilha, Câmpus Santa Rosa. Professora colaboradora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS).

Downloads

Publicado

2020-12-23