As CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Karine Medina Unijuí
  • Laís Cristine Jung Unijuí
  • Joice Priscila Mroginski
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Escola. Família

Resumo

A educação infantil no Brasil e em boa parte do mundo foi criada para suprir uma necessidade social, em especial da mulher, que começava a ser inserida no campo de trabalho. Com isso, os cuidados com as crianças pequenas foram sendo terceirizados, desvinculando do convívio familiar, em partes, esse importante momento do desenvolvimento.

A figura materna é um “ambiente suficientemente bom” pois é ela quem possibilita condições facilitadoras para o desenvolvimento do bebê. Nesse contexto, a inserção da criança na escola exige dos profissionais compreensão em relação a esse momento, visto que um ambiente atento às necessidades do sujeito pode proporcionar o seguimento no seu crescimento de maneira satisfatória.

Biografia do Autor

Karine Medina, Unijuí

Acadêmica do Curso de Psicologia da UNIJUÍ

Laís Cristine Jung, Unijuí

Acadêmica do Curso de Psicologia da UNIJUÍ

Publicado
2020-12-23
Seção
1 - O currículo da educação infantil, a alfabetização e o letramento