A EPIDEMIA DA DESINFORMAÇÃO: DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS E A VOLTA DO SARAMPO AO BRASIL

Autores/as

  • Adriane Fátima De Boni Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Fake news, Sarampo, Vacina, Internet

Resumen

A característica marcante do atual contexto é o potencial de circulação das chamadas fake news na internet, ambiente online propício para se espalhar informações falsas. A questão das fake news em relação à vacinação como método de tratamento ou de bloqueio para o surgimento ou ressurgimento de certas doenças já é conhecida; entretanto, o fato de se ter acesso a uma grande gama de publicações, notícias e relatos nas mídias sociais e outros veículos de informação coloca a questão sobre a veracidade das notícias veiculadas. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a relação entre as fake news disseminadas na internet e o retorno do sarampo ao Brasil, de 2018 até o presente momento. A metodologia consiste em revisão bibliográfica, partindo de revisão conceitual sobre o tema das fake news e da saúde, seguida de levantamento bibliométrico. Em seguida, descrevem-se os dados sobre a incidência do sarampo nos municípios abrangidos na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí - RS. A intepretação elaborada resulta da aplicação dos conceitos aos dados coletados. Conclui-se que o crescimento
das fake news sobre temas como saúde e vacinas impactou diretamente nos índices de vacinação contra o sarampo. As fake news consistem em uma forma de epidemia tão o mais letal do que as doenças sobre a quais elas propagam inverdades. Campanhas de esclarecimento e letramento digital são iniciativas promissoras para reverter esse quadro.

Biografía del autor/a

Adriane Fátima De Boni, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha; Professor/pesquisador no Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ), Ijuí – RS, Brasil.

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

DE BONI, A. F. .; MUELLER, A. A. A EPIDEMIA DA DESINFORMAÇÃO: DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS E A VOLTA DO SARAMPO AO BRASIL. Actas del Simposio Latinoamericano de Estudios de Desarrollo Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21088. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2