UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PREÇOS HEDÔNICO NO MERCADO IMOBILIÁRIO EM DUAS ZONAS URBANAS DO OESTE PARANAENSE

Autores

  • Marcilio Lima De Oliveira Unioeste/Toledo
  • Carlos Alberto Piacenti Unioeste/Toledo
  • Michele Lins Aracaty Silva UNISC

Palavras-chave:

Bens ambientais, Economia, Mercado imobiliário

Resumo

Este artigo utiliza-se da Teoria dos Atributos proposta por Lancaster e do  método  de  preço  hedônico  proposto  por  Rosen,  a partir dos quais é possível analisar a importância relativa  de  grupo  de  atributos  intrínsecos  as  residências  anunciadas  para venda no mercado imobiliário, em função de um bem ambiental em quatro regiões urbanas não contíguas. Para tanto, utilizou-se técnicas de estatística multivariada pelo método dos componentes principais cujos fatores extraídos  permitem  identificar  e comparar a importância relativa de cada na formação dos preços dos imóveis.  Os  resultados  demonstraram  que  as  variáveis socioeconômicas, ambientais e localização, sobressaíram na elevação do preço das habitações.

Biografia do Autor

Marcilio Lima De Oliveira, Unioeste/Toledo

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Unioeste/Toledo. 

Carlos Alberto Piacenti, Unioeste/Toledo

Economista. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Toledo. 

Michele Lins Aracaty Silva, UNISC

Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC). Economista (UFAM). Docente do Departamento de Economia e Análise da FES/ UFAM.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. L.; PIACENTI, C. A.; SILVA, M. L. A. . UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PREÇOS HEDÔNICO NO MERCADO IMOBILIÁRIO EM DUAS ZONAS URBANAS DO OESTE PARANAENSE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21204. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST8 – DIÁLOGOS DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS