OS DESAFIOS IMPOSTOS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELO CENÁRIO PANDÊMICO DE 2020: MUDANÇAS DE PARADIGMAS?

Autores

  • Carina Deolinda da Silva Lopes

Palavras-chave:

Educação. Pandemia. Paradigmas. Professor.

Resumo

Uma doença conhecida como pneumonia de causas desconhecidas detectada em Wuhan, China, foi reportada pela primeira vez pelo escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 31 de dezembro de 2019. O surto foi declarado como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 30 de janeiro de 2020, e a OMS declarou, em 11 de março de 2020, que a disseminação comunitária da COVID-19 em todos os continentes a caracteriza como pandemia.

Estava declarado o estado de possibilidade de uma pandemia mundial e para contê-la, a referida Organização recomendou desde então três ações básicas: isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social.

A pandemia do COVID 19 trouxe muitas surpresas no corrente ano de 2020, foram perspectivas desafiadoras nos piores moldes possíveis, muitas mudanças foram desencadeadas no meio social, principalmente em relação ao ambiente educacional. Fomos pegos de surpresa tanto em termos sociais como profissionais, tivemos que nos isolar e a partir deste novo contexto, passar a desenvolver atividades pedagógicas síncronas e assíncronas com os alunos, para que ocorresse assim o desenvolvimento do ensino.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

10 - Aprendizagem na educação básica: desafios e perspectivas curriculares