O PLANEJAMENTO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ATUAÇÃO E FORMAÇÃO

Autores

  • Liandra Feltraco
  • Hedi Maria Luft
  • Neusete Machado Rigo

Palavras-chave:

Planejar, Plano, Professor

Resumo

O planejamento, sobretudo no âmbito educacional e escolar, é reconhecido como atividade inerente ao processo de formação do professor. A verdade é que o planejamento é intrínseco à vida humana. Não há como chegar a uma finalidade sem antes pensar sua concretização. No contexto educacional, sendo feito de modo sistemático, ele direciona a prática educativa e requer uma reflexão intencional sobre quais as melhores formas de garantir a aprendizagem, função incipiente da escola.

A pesquisa é de caráter qualitativo, com cunho bibliográfico e uma aproximação com o campo empírico. Neste sentido, trabalhamos na perspectiva teórica com os autores que tratam sobre as questões abordadas no tema proposto para então, analisar dois planos de aula de duas acadêmicas do curso de Pedagogia, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- Unijuí que no primeiro semestre de 2020, cursaram a disciplina de Didática da Alfabetização, que propõe um estágio de 30 horas, portanto requer planejamento dos planos de aula. Vamos nomear os sujeitos da pesquisa de: acadêmica A e acadêmica B.

Biografia do Autor

Liandra Feltraco

Aluna do Curso de Graduação em Pedagogia da Unijuí, bolsista PIBIC/UNIJUÍ. E-mail: liandra.feltraco@sou.unijui.edu.br.

Hedi Maria Luft

Professora Orientadora. Doutora em Educação pela Unisinos, Professora do Departamento Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí. E-mail: hedi@unijui.edu.br.

Neusete Machado Rigo

Doutora em Educação pela UFSM. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Cerro Largo/RS. E-mail: neusete.rigo@uffs.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada