POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A AMPLIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO MERCADO PRIVADO

Autores

  • Carina Copatti
  • Adriana Maria Andreis

Resumo

Considerando a presença do livro didático nas escolas brasileiras, observa-se que são escassos os espaços de análise e discussão com relação aos livros didáticos, seja nas escolas ou na formação de professores, uma vez que na maioria dos cursos de formação de professores esse material não é analisado e durante a carreira docente tem sido utilizado de forma bastante frequente, geralmente sob análises pontuais. Diante disso, o objetivo é debater sobre a política do livro didático em seus aspectos mais marcantes, buscando refletir sobre a democratização do acesso a um conjunto de conhecimentos através dos LDs, e, por outro lado, a ampliação da influência do mercado privado na produção e na indicação destes materiais nas escolas cadastradas nesse programa.

Biografia do Autor

Carina Copatti

Graduada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD Capes na área de Políticas educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Atuou como avaliadora de livros didáticos da área de Geografia no PNLD 2017, anos finais do EF; PNLEM 2018; PNLD 2019 anos iniciais do EF; PNLD 2020 anos finais do EF.

Adriana Maria Andreis

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).

Downloads

Publicado

2020-12-23