REFLEXÃO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA COMPROMISSADA COM O PLENO DESENVOLVIMENTO HUMANO/SOCIAL PARA TODOS
Palavras-chave:
Educação para o Trabalho, Desenvolvimento humano/social, Formação IntegradaResumo
Neste texto é abordado o trabalho como princípio educativo, defendido como eixo norteador da dinâmica organizativa do currículo, do ensino e da formação escolar, numa perspectiva integrada e integradora da educação constitutiva do desenvolvimento humano/social propulsor da concidadania comprometida com a criação das condições básicas da existência digna para todos. Desafios e preocupações emergem de tal perspectiva, ante à realidade cada vez mais exigente de avanços na direção de uma visão dialética acerca dos conhecimentos com que se pensa, percebe e age no mundo, local e globalmente. Disso emergiu a organização deste texto, em forma de ensaio teórico, numa elaboração escrita decorrente de um estudo fundamentado em Saviani (2003; 2007), com vistas a refletir acerca de aspectos fundantes da dualidade entre a educação básica universal e o ensino técnico, num movimento de repensar a formação na educação escolar como movimento reconstrutivo de concepções e práticas a ela subjacentes.