O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO E SUAS RELAÇÕES COM A TRÍADE DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Parole chiave:
Constituição docente, Estratégias de Ensino, Ensino de CiênciasAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo: compreender as relações entre o conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) e a tríade de interação na formação inicial de professores de Ciências. Para a produção de dados, os 15 licenciandos de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, responderam a um questionário e posteriormente foram realizadas entrevistas. A análise dos dados se deu a partir da análise de conteúdo, em que foi possível identificar a categoria Conhecimento sobre os conteúdos e suas implicações. Evidenciam-se as dificuldades dos licenciandos em ensinar conteúdos que não tiveram na educação básica e tiveram de forma superficial na graduação, que por sua vez, revelou inseguranças e dificuldades com estratégias de ensino. Durante esse processo, percebeu-se a tríade de interação como possibilidade de superar esses problemas, fortalecendo as relações entre licenciandos e professores já atuantes, contribuindo no desenvolvimento de suas identidades docentes à medida que dialogam e refletem em conjunto, buscando soluções para problemáticas envolvendo a prática docente do licenciando.