O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:experiências de uma instituição

Autori

  • Lizandra Falcão Gonçalves UFSM
  • Andreia Vedoin
  • Yasmine Espíndola Porto
  • Mariglei Severo Maraschin

Parole chiave:

Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão. Políticas Públicas.

Abstract

RESUMO

Este estudo tem como tema o processo de inclusão de estudantes em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo geral consiste em analisar quais são e como se concretizam experiências para a inclusão na instituição de EPT. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e os dados foram produzidos a partir de estudos das políticas públicas de inclusão, da análise do Projeto Pedagógico da escola de EPT. Verificou-se que as experiências para inclusão se concretizam através de ações construídas pelos sujeitos do colégio, em especial, das seguintes: reserva de vagas nos processos seletivos para os estudantes com deficiência, trabalho colaborativo e formação de professores. Essas ações estão relacionadas à permanência e êxito no percurso educacional dos estudantes.

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Pubblicato

2022-11-22