O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:experiências de uma instituição

Autores/as

  • Lizandra Falcão Gonçalves UFSM
  • Andreia Vedoin
  • Yasmine Espíndola Porto
  • Mariglei Severo Maraschin

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão. Políticas Públicas.

Resumen

RESUMO

Este estudo tem como tema o processo de inclusão de estudantes em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo geral consiste em analisar quais são e como se concretizam experiências para a inclusão na instituição de EPT. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e os dados foram produzidos a partir de estudos das políticas públicas de inclusão, da análise do Projeto Pedagógico da escola de EPT. Verificou-se que as experiências para inclusão se concretizam através de ações construídas pelos sujeitos do colégio, em especial, das seguintes: reserva de vagas nos processos seletivos para os estudantes com deficiência, trabalho colaborativo e formação de professores. Essas ações estão relacionadas à permanência e êxito no percurso educacional dos estudantes.

Publicado

2022-11-22