RELAÇÃO CONCEITUAL INTERDISCIPLINAR ENTRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E OS CONCEITOS COTIDIANOS

Autores

  • Tatiane Beatris Gonçalves de Sousa
  • Jaqueline Ritter

Resumo

Apresenta-se uma das categorias emergentes de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo geral consistiu em compreender como se deu a forma de organização dos conteúdos no planejamento curricular docente na área de conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), na proposta curricular por Situação de Estudo (SE), como foi encaminhado, e, portanto, (re)significado pelos professores em cada componente disciplinar. Este estudo teve como base teórica a Abordagem Histórico Cultural de Vigotski (2001) por compreender que um dos papéis da escola no contexto atual é o de constituir sujeitos nas mais variadas manifestações culturais que determinado momento histórico exige e, neste contexto, reitera-se a importância dos conhecimentos científicos serem apropriados na relação com os conceitos cotidianos trazidos pelos estudantes e que fazem parte desta constituição. 

Biografia do Autor

Tatiane Beatris Gonçalves de Sousa

Mestranda – PPGEC-FURG, professora da Rede Estadual de Ensino.

Jaqueline Ritter

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC-FURG), com atuação na Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG.

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada