CONTEXTUALIZAÇÃO: AÇÃO POTENCIALIZADORA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO BIOLÓGICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luciana Francisconi Unijuí
  • Marli Dallagnol Frison Unijuí
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Unijuí

Palavras-chave:

Contextualização, Educação, Ensino Médio

Resumo

Este texto traz resultados de uma pesquisa com o objetivo de investigar significados produzidos por estudantes e professores do Ensino Médio sobre contextualização, no Ensino de Biologia, e implicações na aprendizagem de conteúdos escolares e desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Entendemos que a atitude do professor tem sustentação quando consegue encantar seu aluno, despertando curiosidade e oportunidade para aprender a olhar o que ainda não foi visto ou como se fosse novo, o que já conhece. A formação do aluno ocorre, no mesmo tempo e lugar, em que acontece a formação do formador, num contexto no qual ambos se encontram na mesma dimensão, permitindo aproximação de confiança e respeito de ambos os lados (AMORIM 2007). Conforme Galiazzi (2007), é tarefa dos professores transformar pequenos encontros em momentos de curiosidade, pois este pode ser o caminho para desenvolver um trabalho interdisciplinar na escola. Portanto, construir novos conhecimentos, através de diferentes métodos de ensino para que os alunos se interessem e questionem sobre os temas, é de extrema importância no educar pela pesquisa. Isto significa que devemos trabalhar a partir de questionamento reconstrutivo, constituindo novos argumentos e comunicação em coletivos para a crítica e validação (GALIAZZI, 2007).

Biografia do Autor

Luciana Francisconi, Unijuí

Licencianda no curso de ciências biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Marli Dallagnol Frison, Unijuí

Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí e Orientadora da Pesquisa.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Unijuí

Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí e Editora da Revista Contexto & Educação.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Edição

Seção

10 - Aprendizagem na educação básica: desafios e perspectivas curriculares