SEQUÊNCIA DIDÁTICA HISTÓRICA FUNDAMENTADA NA CRÍTICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM HERBERT MARCUSE PARA O ESTUDO DA TERMODINÂMICA
Résumé
Nesta pesquisa tivermos como objetivo desenvolver uma sequência didática pautada no estudo de caso histórico integrado com a crítica da ciência e da tecnologia de Herbert Marcuse para elucidar o desenvolvimento da Termodinâmica para ser abordado no Ensino Médio, contribuindo para desenvolver subsídios de estratégias de ensino que possuem potencial de propiciar a aprendizagem dos discentes. Com isso, a sequência didática agregou a função de aproximar o período histórico analisado com a disponibilidade de tempo didático para os estudantes sem distorcer os momentos históricos. Ao delimitarmos o nosso escopo de investigação histórica, para a Revolução Industrial na sequência didática apresentamos a possibilidade de abordagem pautada em aspectos da experimentação e da lógica de construção do conhecimento científico. Nesse sentido, com a utilização da sequência didática é possível favorecer a interligação dos saberes, possibilitando uma visão mais ampla acerca da Termodinâmica e sua relação com a sociedade.