SEQUÊNCIA DIDÁTICA HISTÓRICA FUNDAMENTADA NA CRÍTICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM HERBERT MARCUSE PARA O ESTUDO DA TERMODINÂMICA

Autores/as

  • Geilson Rodrigues da Silva UFMS
  • Marcelo Carbone Carneiro UNESP/Docente
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart UFMS/Docente

Resumen

Nesta pesquisa tivermos como objetivo desenvolver uma sequência didática pautada no estudo de caso histórico integrado com a crítica da ciência e da tecnologia de Herbert Marcuse para elucidar o desenvolvimento da Termodinâmica para ser abordado no Ensino Médio, contribuindo para desenvolver subsídios de estratégias de ensino que possuem potencial de propiciar a aprendizagem dos discentes. Com isso, a sequência didática agregou a função de aproximar o período histórico analisado com a disponibilidade de tempo didático para os estudantes sem distorcer os momentos históricos. Ao delimitarmos o nosso escopo de investigação histórica, para a Revolução Industrial na sequência didática apresentamos a possibilidade de abordagem pautada em aspectos da experimentação e da lógica de construção do conhecimento científico. Nesse sentido, com a utilização da sequência didática é possível favorecer a interligação dos saberes, possibilitando uma visão mais ampla acerca da Termodinâmica e sua relação com a sociedade.

Biografía del autor/a

Marcelo Carbone Carneiro , UNESP/Docente

Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia, Filosofia da Ciência e Ética, Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande).

Nádia Cristina Guimarães Errobidart , UFMS/Docente

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É vice coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências. Gestora de acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - IFMS

Publicado

2022-11-22