POSSIBILIDADES DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Auteurs-es

  • Diane Saraiva Fronza Instituto Federal Farroupilha
  • Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti Instituto Federal Farroupilha
  • Elizangela Weber Instituto Federal Farroupilha
  • Mariele Josiane Fuchs Instituto Federal Farroupilha

Mots-clés :

Desafios. Ensino Remoto. Matemática. Reinventar.

Résumé

O processo de ensinar a Matemática permite explorar recursos do cotidiano do aluno, dinamizar as metodologias e utilizar materiais concretos. Além disso, o ato de ensinar precisa estar de acordo com o perfil da turma para atender as necessidades que apresenta, ao mesmo tempo em que propõe situações onde é possível construir novos conhecimentos e revisite conceitos já estudados. Assim, diante da pandemia que vivenciamos no ano de 2020, devido ao COVID-19, o fazer pedagógico precisou adaptar-se às novas condições de ensino diante do contexto, de forma a garantir a aprendizagem.

Para o desenrolar deste estudo, elaborou-se a seguinte problematização: Quais as possibilidades didáticas pedagógicas para o processo de ensino da Matemática em atividades remotas? A partir disso, buscou-se fazer uma análise dos resultados de algumas atividades desenvolvidas neste contexto de ensino, em nível de Ensino Fundamental.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-23

Numéro

Rubrique

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada