COMPREENSÃO CONTEUDISTA-INGÊNUA ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Kelly Karine Kreuz
  • Fabiane de Andrade Leite

Resumo

Este texto decorre de preocupações que temos com o processo de construção curricular nos espaços escolares. Em nossos estudos temos percebido que as compreensões curriculares identificadas em contextos de ensino refletem a identidade do currículo proposto na instituição. Destacamos que, nossas pesquisas perpassam as questões relacionadas às compreensões curriculares dos professores no ensino de Ciências, sendo que temos defendido pelo menos três categorias de compreensões predominantes nos discursos de professores, sendo elas: conteudista-ingênua, conteudista-crítica e crítico-reflexiva.

Biografia do Autor

Kelly Karine Kreuz

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências PPGEC – Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS – Campus Cerro Largo/RS - Brasil.

Fabiane de Andrade Leite

Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências PPGEC – Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS – Campus Cerro Largo/RS – Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-23