BIOSOFIA: BREVE ENSAIO CONCEITUAL SOBRE VIVER COM SABEDORIA

Autores

  • Gabrieli Schäffer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen
  • Claudionei Vicente Cassol Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen

Palavras-chave:

Biosofia, Sabedoria, Vida, Comunicação, Educação

Resumo

Ouvimos, seguidamente, comentários com pretensões de fornecer fórmulas salvadoras de que tudo que ocorreu no passado, deve ser deixado de lado. Porém, o mais ético e moral é que devemos revitalizar tudo que for conservado do passado, e quando nos voltamos para a educação, repensar o que é ensinado juntamente com a forma, o método de como é ensinado o que é ensinado. Com tais procedimentos, racionais e afetivos, intelectuais e emocionais, poderemos identificar lacunas existentes na educação prezando o conhecimento que produz um bom viver e um aprendizado que embase boas relações, ou seja, relações, aprendizados e conhecimentos, assistidos pelas regulações morais, valorações éticas e relações humanas.

Parece ser necessário que os/as educandos/as estejam aptos a interpretar o que lhes é ofertado, analisar os conteúdos, métodos, alcances e as consequências das teorias e práticas, com métodos mais confiáveis, críticos, conscientes da impossibilidade de conhecer o todo em uma única vez e, talvez, de não o conhecer jamais. Mas o esforço é próprio do humano, da condição humana que busca sabedoria, que quer organizar, regular e planejar sua existência. Então o conhecimento, o esforço por conhecer e pelo saber é contínuo como a vida, como a existência.

Biografia do Autor

Gabrieli Schäffer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen

Acadêmica do VIII semestre do curso de Pedagogia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), URI-FW. E-mail: gabrielischaffer@yahoo.com.br.

Claudionei Vicente Cassol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen

Pós-Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor na Universidade Regional Integrada do Auto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen/RS e no CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza, Cerro Grande-RS. Coordenador do Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), URI-FW. E-mail: cassol.cv@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada