AÇÕES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA RURAL DE IJUÍ, RS
Mots-clés :
Educação Ambiental, Educação Infantil, TerrárioRésumé
O presente artigo apresenta um estudo acerca da realização da atividade prática referente à construção de um terrário, a realização de uma caminhada de estudos para observar o ambiente nas proximidades da escola e atividades práticas na horta da turma. O projeto foi desenvolvido em uma turma da Educação Infantil: pré-escola. A turma é composta por 10 crianças, sendo 3 crianças da pré-escola 1 e 7 crianças da pré-escola 2, assim caracterizada como turma mista. As idades das crianças envolvidas no projeto variam entre 4 e 6 anos. A escola na qual o projeto foi desenvolvido localiza-se em área rural do município de Ijuí, sendo a única escola de campo da Rede Municipal de Ensino. A atividade prática de montagem do terrário é importante instrumento inicial de representação do ambiente natural, e possibilita, de uma maneira diferenciada, a realização de observações acerca das relações estabelecidas entre os organismos vivos e elementos não vivos de um ambiente, bem como, a importância do equilíbrio nos ecossistemas. A caminhada de estudos nos arredores da escola e as vivências na horta escolar da turma são ações que possibilitam a ampliação dos conteúdos abordados em sala de aula, através de vivências no ambiente natural, mantendo-se o foco na importância da preservação dos recursos naturais e das espécies animais e vegetais para a manutenção da vida no planeta, e da influência do ser humano no ambiente.