ANTROPOLÍTICA E COMPLEXIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROSPECÇÕES E APRENDIZADOS A PARTIR DO LIVRO “TERRA-PÁTRIA” DE EDGAR MORIN

Autores

  • Evandresson Patrick de Lima Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Antropolítica. Complexidade. Pandemia.

Resumo

A humanidade, ao longo da História enfrentou diversos tipos de ameaças, todas elas passaram, mas não sem antes levarem para a morte milhões de pessoas. O mundo que compartilhamos passa hoje por mais uma calamidade, uma pandemia mundial causada por um vírus de rápida propagação, o coronavírus (COVID-19). No Brasil, sentimos os impactos desta pandemia e não diferente do resto do mundo, infelizmente ocorreram e ainda ocorrem, diariamente, muitas mortes causadas pelo vírus.

            Considerando o contexto mundial e o cenário brasileiro, procuro compreender quais aprendizados podemos retirar deste momento extremamente doloroso para o mundo, bem como projetar possíveis futuros para a espécie humana. Considerando isso, faz-se necessária a reflexão sobre o momento atual. Para tanto, pode-se lançar a seguinte pergunta: quais são os possíveis aprendizados que a pandemia global causada pelo coronavírus proporciona para nós humanos? E ainda, quais são os possíveis fins que a humanidade irá compartilhar, considerando os modos de condução da vida, de modo geral de nosso planeta Terra?

Downloads

Publicado

2020-12-24