O POTENCIAL FORMATIVO DA TRÍADE DE INTERAÇÃO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE AVALIAÇÃO
Mots-clés :
Avaliação Educacional. Formação Docente. Interação e Diálogo. Investigação-AçãoRésumé
O tema da avaliação educacional vem ocupando espaços diferenciados, tanto nas discussões educacionais, como nas pesquisas, no que diz respeito ao processo de ensino. Luckesi (2011, p. 18) ressalta com preocupação que “[…] o sistema de ensino está interessado nos percentuais de aprovação/reprovação do total dos educandos”. Para o qual, muitas vezes esquecemo-nos de abordar ou enfatizar o que realmente faz parte do processo de ensino quando se avalia, o qual precisa ser de acompanhamento e não de julgamento quanto ao sucesso e/ou fracasso. Com a pretensão de que avaliar não é julgar e sim conhecer, mediar e acompanhar, que nos propomos a dialogar sobre concepções e estratégias avaliativas no decorrer de encontros formativos descritos por pesquisa de Uhmann (2015) caracterizados como espaço/tempo organizado em momentos colaborativos de diálogos em uma tríade de interação (ZANON, 2003).