AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DESCRITAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DA EJA-EPT NO IFRS - UM MAPEAMENTO A PARTIR DOS DOCUMENTOS
Palabras clave:
Permanência e êxito; EJA-EPT; Instituto Federal ; PPC; Nucleo de açōes afirmativasResumen
Temos como ponto de partida, a intenção de explorar elementos reflexivos acerca dos desafios da implantação de políticas de permanência e êxito no Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS. Buscamos identificar, especificamente nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de EJA-EPT do IFRS, apontamentos relacionados à permanência e êxito estabelecidos para o acolhimento de sujeitos destas modalidades de ensino. Como operacionalização desta escrita, fizemos uso da cartografia enquanto possibilidade de se observar as narrativas curriculares e seus movimentos que perpassam esses corpos documentais, espaços físicos e tempos curriculares escolares. O IFRS, tem 17 campi, destes, somente 6 ofertam 8 cursos dessa modalidade de ensino. Dentre os elementos de promoção da permanência e êxito identificados, pode-se destacar a existência do Núcleo de Ações Afirmativas, e equipe multidisciplinar para apoio aos estudantes. Se por um lado a emergência dessas pesquisas indicam lacunas na produção/manutenção dessas políticas, também apontam resistências que podem aromatizar e contaminar outros campos.