AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DESCRITAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DA EJA-EPT NO IFRS - UM MAPEAMENTO A PARTIR DOS DOCUMENTOS

Authors

Keywords:

Permanência e êxito; EJA-EPT; Instituto Federal ; PPC; Nucleo de açōes afirmativas

Abstract

Temos como ponto de partida, a intenção de explorar elementos reflexivos acerca dos desafios da implantação de políticas de permanência e êxito no Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS. Buscamos identificar, especificamente nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de EJA-EPT do IFRS, apontamentos relacionados à permanência e êxito estabelecidos para o acolhimento de sujeitos destas modalidades de ensino. Como operacionalização desta escrita, fizemos uso da cartografia enquanto possibilidade de se observar as narrativas curriculares e seus movimentos que perpassam esses corpos documentais, espaços físicos e tempos curriculares escolares. O IFRS, tem 17 campi, destes, somente 6 ofertam 8 cursos dessa modalidade de ensino. Dentre os elementos de promoção da permanência e êxito identificados, pode-se destacar a existência do Núcleo de Ações Afirmativas, e equipe multidisciplinar para apoio aos estudantes. Se por um lado a emergência dessas pesquisas indicam lacunas na produção/manutenção dessas políticas, também apontam resistências que podem aromatizar e contaminar outros campos.  



Author Biographies

Daniela Carolina Ernst, Universidade de São Paulo USP

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, onde desenvolveu pesquisa sobre o currículo integrado na modalidade PROEJA. Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, Microbiologia avançada. Mestre em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal da Fronteira Sul, onde desenvolveu pesquisa sobre o currículo do ensino de ciências a partir da perspectiva da filosofia da diferença. Estudante da Especialização em Biotecnologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul UERGS, onde desenvolve pesquisa sobre ATIVIDADE ENZIMÁTICA E EXTRAÇÃO DE POLIFENOLOXIDASE (PFO) EM COGUMELOS DO GÊNERO PLEUROTUS OSTREATUS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras legitimidades (PPGHDL) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH-USP/SP, desenvolvendo pesquisa sobre o poder epistêmico da escrita e da leitura na produção de efeitos de sentido no corpo e vida dos docentes. Integrantes do Grupo de Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação no Instituto Federal Farroupilha (GIEPE-IFFarroupilha); Genealogia das licenciaturas: narrativas de formação docente, analisadas a partir de elementos conceituais da filosofia nietzschiana; ETHOS-GAIA: por uma ciência a serviço da vida; Grupo de Pesquisa Alterciência USP. Atualmente atua como voluntária no Lab de Microbiologia da UERGS e é integrante do Grupo de Pesquisa em Microbiologia Apliacada & Biotecnologia - MicroBiotec e trabalha com Bioprospecção de Isolados fúngicos OFS-11 e bacteriano CC2-17 produtores de lipases.

Clarice Monteiro Escott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Magistério pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Docente Permanente Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e coordenadora do Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional técnica e tecnológica, inovação, currículo, avaliação educacional e avaliação institucional

Published

2022-11-22