EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES INCIPIENTES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palabras clave:
Conceito. Educação a distância. Educação Online. Pandemia. Tecnologias digitais.Resumen
A discussão da educação e o uso das tecnologias tem aumentado no cenário educacional nas últimas décadas. Polêmica, incipiente, ou profunda, a proliferação do debate reflete a realidade e as transformações culturais dos últimos tempos. Com o avanço das tecnologias e as possibilidades da web, uma série de mudanças se colocam como possibilidades em âmbito social, inclusive na educação. Ainda que, bem sabemos, o acesso à tecnologia digital não seja universal, precisamos reconhecer que houve um avanço importante para a democratização de conhecimentos, seja pela ampliação do acesso à educação, seja pela possibilidade de diferentes epistemologias estarem acessíveis a partir da web. Assim, neste texto pretendo refletir sobre a educação na pandemia. Minha primeira hipótese é de que as confusões conceituais que afloram, de alguma maneira, refletem antigas discussões, bem como antigas dificuldades, de compreensões conceituais em relação à educação e ao uso de tecnologias para o seu desenvolvimento e, especialmente, em torno do conceito de Educação a Distância.