ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DAS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DO ENEBIO E EREBIOSUL

Autores

  • Tailine Penedo Batista
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Formação de professores, Metodologias

Resumo

A constante modernização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sociedade contemporânea desencadeou desafios no processo educativo, pois esses avanços produzidos pelas telecomunicações e pela informática vem mudando a forma de ensinar e de aprender (MOURA, 2010).

As TIC são definidas como um novo conjunto de recursos tecnológicos que interagem e proporcionam automação e/ou comunicação nos processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica (MENDES, 2008). Desse modo, essa disponibilidade de novos recursos tecnológicos sugere transformações no ensino, especialmente no ensino de Ciências e Biologia que está em constante evolução. Nesse viés, Krasilchik (2000) defende que à medida que a Ciência e a Tecnologia evoluem, o ensino de Ciências também precisa ser transformado

Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista

Licencianda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo. Bolsista de Iniciação Tecnológica e de Inovação (FAPERGS). E-mail: tailinepenedo@gmail.com.

Eliane Gonçalves dos Santos

Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo. E-mail:eliane.santos@uffs.edu.br. 

Downloads

Publicado

2020-12-23