IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR PESQUISADOR NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Maria Cristina Pansera de Araújo
  • Jacqueline Ramírez
  • Juan Gabriel Perilla Jiménez

Palavras-chave:

Educação, Formação, Identidade, Pesquisa

Resumo

O objetivo deste trabalho centra-se numa análise reflexiva do que é professor pesquisador e sua importância no processo de desenvolvimento dos estudantes, com o intuito de resgatar a pesquisa como fator fundamental, nas práticas educativas, que constitui não só a identidade e formação dos professores, mas, também, o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Se justifica pela necessidade de compreender que os pesquisadores não são só aqueles que fazem investigação desde outros campos fora da sala de aula, situação que, ainda hoje, vigora entre os professores. Há uma desvalorização dos trabalhos de pesquisa educacional ao pensar que é desenvolvida por pessoas com uma hierarquia ou nível de Status Quo superior, sem consciência da relevância e alcance da produção de conhecimentos desenvolvidos nos processos de investigação, em salas de aula, na educação que dá vida e propicia o desenvolvimento cognitivo e evolução dos estudantes.

O texto foi organizado metodologicamente como um ensaio teórico, com vistas a abordar elementos de importância no desenvolvimento profissional do professor como pesquisador.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araújo

Doutora em Genética e Biologia Molecular. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do
Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: pansera@unijui.edu.br.

Jacqueline Ramírez

Doutoranda em Educação nas Ciências PPGEC UNIJUI. Mestre em Educação no Ensino das Ciências pela Universidade Nacional da Colômbia. Graduada em Licenciatura em Biologia. E-mail: jacqueline.ramirez@sou.unijui.edu.br. 

Juan Gabriel Perilla Jiménez

Doutorado em Educação nas Ciências PPGEC UNIJUÍ. Mestre em Docência da Química Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia. Graduado em Licenciatura em Química. E-mail: juan.jimenez@sou.unijui.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada