PERCURSOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ATENÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Débora Kélli Freitas de Melo
  • Judite Scherer Wenzel

Resumo

Nno presente trabalho o foco está direcionado para a formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e apontamos tal espaço formativo como meio de oportunizar ao professor uma compreensão acerca da sua prática. De modo especial atentamos para a formação continuada como um percurso para a inserção da Investigação no Ensino de Ciências. A inserção do Ensino de Ciências por Investigação  (ENCI) (ANDRADE, 2011; SILVA, 2011; CARVALHO, 2019; SASSERON; DUSCHL, 2016) propõe um ambiente investigativo em sala de aula com a indicação de um problema que instigue os alunos a participarem, a levantar hipóteses, a observar e assim, vão sendo inseridos na linguagem e na compreensão da Ciência por meio da sistematização dos resultados.

Biografia do Autor

Débora Kélli Freitas de Melo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Judite Scherer Wenzel

Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, Professora Permanente do PPGEC e integrante do GEPECIEM.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada