INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS COM FOCO NO PAPEL DAS TDIC

Autores

  • Fabiana Diniz Kurtz UNIJUÍ
  • Denilson Rodrigues da Silva URI-Santo Ângelo/RS

Palavras-chave:

Inovação em educação, Pensamento computacional, TPACK

Resumo

Ao longo do tempo, conceitos e frameworks ligados à esfera tecnológica vêm sendo quase “naturalmente” associados à perspectiva de inovação em educação em todas as áreas, não apenas naquelas cuja a presença de diferentes ferramentas, aplicativos, e dispositivos tecnológicos é maior, como nas áreas exatas e da saúde, por exemplo. Mais recentemente, TPACK (em português, Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo) e Pensamento Computacional vêm ganhando espaço na literatura não necessariamente vinculados ao âmbito de inovação, mas de saberes necessários a professores e alunos de todas as áreas no século XXI.

Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar o que publicações em diferentes países apontam quanto às perspectivas de inovar em educação e que ênfases atribuem a dimensões como papel e competência docente, dentre outras. Especificamente, o foco foi realizar uma ampla análise qualitativa em artigos, dissertações e teses publicados no Brasil e em outros países, nos últimos 5 anos de modo a discutir, no âmbito conceitual e epistemológico do campo educacional: a) o que é e por que inovar em educação; e b) a que áreas/dimensões esse processo inovador está sendo relacionado nestas publicações.

Biografia do Autor

Fabiana Diniz Kurtz, UNIJUÍ

Doutora em Educação nas Ciências (Unijuí) e Mestre em Letras (UFSM), fabiana.k@unijui.edu.br, Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq “Mongaba: educação, linguagens e tecnologia”. Docente do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí.

Denilson Rodrigues da Silva, URI-Santo Ângelo/RS

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí) e Mestre em Ciência da Computação (PUC/RS), deniro@san.uri.br , Docente do Departamento de Engenharias e Ciência da Computação, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico da URI-Santo Ângelo/RS.

Downloads

Publicado

2020-12-23