INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO A REFLEXÃO CRÍTICA COMO MEDIADORA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Investigação-formação-ação, Reflexão críticaResumen
Neste texto discutimos a pesquisa e a formação de professores de Ciências, especialmente no tocante à formação continuada, no sentido de que estamos empreendendo esforços para compreender como a reflexão se torna um instrumento mediador da formação e de um modelo de investigação-ação (IA) como um caminho possível para transformação das práticas docentes. A partir da referenciação teórica pertinente e da apropriação dos resultados de pesquisa anterior (GÜLLICH, 2013) e a experiência dos autores, temos a pretensão de avançar, com o aprofundamento da discussão do conceito de investigação-ação. Através de um conjunto de reflexões fundamentadas postas em discussão neste texto, apresentamos uma proposição de aprofundamento no campo da compreensão conceitual acerca da formação de professores, demonstrando como a investigação-ação pode ser entendida como investigação-formação-ação (IFA). Entendemos, desse modo, como o referencial da IA pode ser ressignificado e ampliado para o contexto da formação de professores em Ciências, tendo como orientação o referencial histórico-cultural, pois, ao utilizarmos esse referencial, podemos perceber a natureza da reflexão em contexto formativo e como os sujeitos se constituem em interações no contexto referido.