CONCEPÇÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM TEMPO DE PANDEMIA: OLHARES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Palabras clave:
Ciências da Natureza, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, PandemiaResumen
No ano de 2020 teve início o distanciamento social provocado pela presença de um novo vírus, chamado Sars-CoV-2, que se propaga com facilidade em países do mundo todo. Em um curto tempo, a propagação da doença ocasionou problemas políticos e sociais em grandes proporções (FRANCO et al. 2020), além de dúvidas e incertezas acerca do futuro.
Com o isolamento social, promovido após o anúncio da pandemia mundial pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em março de 2020, percebemos a importância dos recursos tecnológicos para a comunicação. Passamos a conhecer plataformas virtuais que possibilitam desenvolver estratégias de Ensino Remoto Emergencial (ERE), como Google Meet e Zoom, que facilitaram o repensar sobre o sentido real da escola e do ensino para as novas gerações (COSTA; LIMA; PINHEIRO, 2010). No entanto, se colocam os questionamentos: os professores se reinventaram? Eles estavam preparados para isso? Questionamentos surgiram nas escolas e universidades, levando os professores e demais profissionais envolvidos com a educação a repensar suas práticas por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino possíveis para este momento adverso.