RELAÇÕES DE IMPLICAÇÃO DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E DA FORMAÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Palabras clave:
Formação Integrada. Humanização. Pedagogia da Autonomia.Resumen
Neste texto é discutida a complexidade da atividade profissional do professor, exigente de ser criticamente ressignificada numa perspectiva transformadora das concepções e práticas que acompanham os modos de organização dos processos de formação continuada em contexto escolar. A problemática emergiu de preocupações e desafios subjacentes a uma vivência formativa junto a um coletivo de estudo, planejamento e ação curricular em uma escola, com vistas a compreender movimentos de mudança inseridos nas próprias dinâmicas dos processos de interação/ação pedagógica. Em se tratando de uma problemática complexa, no limite deste texto, ela é discutida sob uma perspectiva que enfoca a relação de implicação entre duas perspectivas teóricas: a Pedagogia da Autonomia (FREIRE,1996) e a Formação Integrada (RAMOS, 2005). Sendo assim, este texto foi organizado como um ensaio teórico, com vistas a discutir a relação entre essas duas perspectivas teóricas, em busca de compreender a formação/prática docente numa perspectiva crítica e problematizadora.