REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Luís Fernando Gastaldo
  • Mariel da Silva Haubert
  • Lenir Basso Zanon

Palavras-chave:

Formação Docente, Perspectiva Crítica, Racionalidade Técnica

Resumo

Neste texto é abordada a problemática da formação do professor, com atenção voltada para as implicações da ampla tendência de se manter as tradicionais concepções e práticas formativas pautadas na racionalidade técnica, herança do positivismo lógico, segundo a qual os problemas práticos são vistos como algo simples, cujas soluções, também simples, formuladas por especialistas, fora dos contextos do exercício da profissão. Na racionalidade técnica, a prática é vista como mera aplicação de teorias e técnicas científicas, negligenciando, assim, a sua complexidade, singularidade, dinamicidade e inerente conflito de valores (SCHÖN, 2000). Com vistas a avançar na compreensão dos desafios que acompanham as mudanças nas concepções e práticas formativas do professor, para tecer tal discussão, este texto foi organizado em forma de ensaio teórico, com foco nas relações de implicação entre saberes e fazeres que acompanham os complexos e dinâmicos processos constitutivos da formação, na intermediação entre os contextos da academia e da escola.

Biografia do Autor

Luís Fernando Gastaldo

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Mestre em Ensino de Física (UFN), Graduado em Matemática/Física (UFN). E-mail: lfgastaldo@uffs.edu.br.

Mariel da Silva Haubert

Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Mestre em Educação nas Ciências. Graduada em Letras. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. E-mail: haubertmariel@gmail.com.

Lenir Basso Zanon

Doutora em Educação. Mestre em Ciências (Bioquímica). Graduada em Farmácia e em Bioquímica. Especialista em Ensino de Ciências Docente pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. E-mail: bzanon@unijui.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada